TV Onda Sul
Categoria
20/12/2017

Moradores pedem a instalação de unidade do IML em São Sebastião do Paraíso

Há pelo menos três anos, moradores de São Sebastião do Paraíso (MG) pedem a instalação de um Instituto Médico Legal (IML) no município. As necropsia normalmente são feitas em Passos(MG), mas há casos em que é preciso esperar mais de 15 horas pela liberação de um corpo.

Além disso, agora em dezembro, dois médicos legistas se afastaram, e os corpos devem ser levados para Formiga (MG), que fica no centro-oeste de Minas Gerais, a 200 km de São Sebastião do Paraíso.

A situação tem sido motivo de muitas reclamações. A dona de casa Josiane Marques conta que teve problemas pra liberar o corpo do tio para o enterro.

“O corpo teria que ser levado para Passos, só que a geladeira de lá estava queimada, estava estragada. Então ele teve que ficar aqui. E o legista veio só no outro dia de manhã”, explica.

Já no caso da cabelereira Thaiza dos Santos de Oliveira, da hora da morte até o corpo chegar ao cemitério pra ser velado, foram 11 horas. “A gente ligando, ligando para a funerária, falando o que aconteceu. Eles falaram que ele atrasou lá, o médico legista. Foi muita demora”, diz.

Vereadores do município se mobilizaram e cobram eficiência no serviço público oferecido as famílias que precisam de agilidade na liberação dos corpos.

“Nós temos condição de desenvolver isso aqui, que se chegar em um acordo que não seja isso aqui, não tem problema. Pode ser em Passos, não tem problema, desde que Passos faça o serviço, faça bem feito. O que nós não podemos é deixar fazer da forma como está sendo feito”, afirma o presidente da câmara, Marcelo Morais.

A Polícia Civil de Minas Gerais disse, em nota, que não tem previsão para a instalação do IML em São Sebastião do Paraíso. Sobre a demora de até 15 horas para liberar um corpo, a polícia disse que desconhece esse prazo, a não ser que a pessoa morta não tenha identificação.

Moradores pedem a instalação de unidade do IML em São Sebastião do Paraíso
Moradores pedem a instalação de unidade do IML em São Sebastião do Paraíso

 

Via G1/Suldeminas

© 2024 TV Onda Sul - Todos os direitos reservados.