TV Onda Sul
Categoria
19/12/2017

Temporários buscam efetivação em Passos

Com a proximidade das festas de fim de ano e o aumento no fluxo de clientes no comércio, vários empresários optam pela contratação temporária de um funcionário, alternativa que, para quem está desempregado pode significar a solução dos problemas financeiros. Em Passos, visando uma efetivação, aqueles que já conquistaram suas vagas, querem garantir o destaque necessário no mercado de trabalho.

Conforme divulgado pela Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem), somente nesse mês de dezembro cerca de 115 mil vagas temporárias foram abertas. Desse comportamento numérico, a estimativa é que 20%, ou seja, 23 mil sejam jovens em seu primeiro emprego.

Aos 21 anos, feliz e satisfeita pela primeira oportunidade conquistada em uma renomada loja central, a jovem Janaína Gomes da Silva revelou que o segredo é buscar impressionar dia após dia. “Meu objetivo é continuar na empresa, por isso procuro saber bem sobre cada produto para saber exatamente o que passar ao cliente, essa foi a forma que encontrei para me destacar”, disse.

Embora tenha sido necessário abrir mão de passar o período de férias da faculdade na casa dos pais em São Paulo, a estudante Maria Clara Pereira confessou que é preciso encarar esse desafio e ter enfim responsabilidades de adulto. “Posso não ter experiência atuando, mas sei o que posso e o que não posso fazer com base em todas as vezes em que fui uma cliente. Se a pessoa não for bem atendida, a loja perdeu um consumidor em potencial; nunca vendo só um produto porque vendo também minha imagem para quem entra aqui”, disse.

No entanto, focar apenas em seu desempenho pode ser um erro crucial, segundo o empresário Carlos Antônio Silva, pois é preciso trabalhar em equipe para atingir os resultados traçados pelo estabelecimento. Ser cordial, proativo e conservar o bom ambiente de trabalho são requisitos indispensáveis para o empresário, assim como oferecer ajuda sempre que julgar necessário.

Embora esteja constantemente presente em sua loja localizada em Passos, Carlos contou que possui mais quatro filiais espalhadas por cidades do estado e revelou ter encontrado funcionários excelentes mediante uma contratação temporária. “Já vi casos onde o ego impediu uma efetivação, mas presenciei outros onde a humildade tornou impossível perder a pessoa, portanto, tudo depende das atitudes individuais, do diferencial apresentado e também da capacidade de adaptação que a pessoa possui para sair da zona de conforto”, destacou.

Diferencial

Ter enxergado a urgência de uma modificação foi o fator que assegurou o registro profissional do vendedor Vinícius G. Brito há quase três anos. Segundo relatado por ele, logo nos primeiros dias de teste foi possível perceber que os antigos funcionários faziam apenas “mais do mesmo”, visão que o fez desejar não ser somente mais um.

“Quando passei a sugerir novas ideias e mostrei não ter medo de uma recusa, meu patrão começou a notar que o cenário e os resultados também poderiam ser alterados. Lembro que, por vezes, até eu mesmo pensava que era arriscado demais, mas olha só, deu certo”, finalizou.

Temporários buscam efetivação em Passos
Temporários buscam efetivação em Passos

 

Via Folhadamanha

© 2024 TV Onda Sul - Todos os direitos reservados.