TV Onda Sul
Categoria
12/12/2017

Moradores reclamam de projeto para alterar exploração mineral em Caldas, MG

Moradores e ambientalistas estão preocupados com um projeto que quer alterar artigos de uma lei de 2006 que trata sobre a exploração mineral na região da Pedra Branca, em Caldas (MG). Eles têm receio de que a área explorada aumente de 50 hectares para mais de 2 mil hectares.

Na época, a lei transformou a região em uma área de preservação ambiental, que ficou conhecida como Santuário Ecológico da Pedra Branca. O artigo 56 proíbe qualquer atividade de mineração, com exceção para as empresas que já atuavam na região.

Mas um novo projeto quer alterar artigos dessa lei e preocupa as pessoas que vivem na região. O autor da proposta, vereador Emerson Junqueira (PTB), garante que não vai permitir a instalação de novas mineradoras na cidade e diz que a ideia é apenas ajudar as empresas que possuem licença a voltarem a explorar na região.

“Só aquelas que em 2006 já estavam instaladas estão garantidas que possam trabalhar. Novas empresas não virão”, diz o vereador. Mas ambientalistas acreditam que as mudanças podem aumentar a área minerada e que elas irão ajudar as atuais mineradoras a conseguir licenças para explorar novas áreas.

"Nós não somos contra os empregos gerados e as atividades de mineração que já estão instaladas e já têm as suas licenças de mineração estejam atuando de acordo com a legislação. Muito pelo contrário, que bom que existe esse setor que está funcionando", diz Daniel Tygel, presidente da Aliança em Prol da Pedra Branca.

Uma audiência pública será realizada na terça-feira (12) na Câmara Municipal de Caldas para discutir a situação.

Lei quer alterar regras de exploração da Pedra Branca, em Caldas (MG) (Foto: Reprodução EPTV)
Lei quer alterar regras de exploração da Pedra Branca, em Caldas (MG) (Foto: Reprodução EPTV)

 

Via G1/Suldeminas

© 2024 TV Onda Sul - Todos os direitos reservados.