TV Onda Sul
Categoria
07/12/2017

Espera por balsa causa prejuízos aos moradores de Delfinópolis

Motoristas e passageiros que usam a balsa para atravessar o Rio Grande de Cássia (MG) para Delfinópolis (MG) têm sofrido com o congestionamento do serviço. Quem passa pelo local, precisa esperar para fazer a travessia, o que tem gerado um aumento também nos custos de serviços e mercadorias chegam mais caros ao município.

Das três balsas que ficam no porto de Delfinópolis, só uma funciona. Os problemas com as balsas no município são antigos e recorrentes. Em julho, por exemplo, os serviços chegaram até a ser suspensos.

Com isso, a cidade com vocação pro turismo e pro agronegócio, hoje sofre com a travessia no Rio Grande. “O comércio fica prejudicado, o turismo que é uma poderosa fonte de renda nossa, está duramente sacrificado. Temos ali a Serra da Canastra, que é matéria prima de graça. Deus caprichou e fez a parte dele, [mas] os políticos não estão querendo fazer a parte deles”, diz o Padre Antônio Carlos Maia.

O tempo de espera na balsa pode chegar a 7 horas. E tempo é dinheiro, já que os produtos e serviços chegam aqui mais caros. “A gente chega de manhã aqui, passa meio-dia, 13h, e a gente não consegue assistir às fazendas na hora certa, no momento certo”, conta o técnico agropecuário Luiz Carlos Galhardo.

Os moradores saem prejudicados. Uma prova disso é que o preço do litro da gasolina na cidade pode chegar a R$ 4,73.

“O serviço que eu gasto duas horas para fazer em Cássia, aqui eu gasto o dia todo. Por motivo da balsa, que ela me trava aqui e não tem como eu dar andamento no serviço. Então tem que cobrar mais caro. E todo mundo faz isso”, afirma o calheiro Osvaldo Andrade de Freitas.

A prefeita disse que já existe um projeto em andamento pra fazer ancoradouros de concreto nas duas margens e que a obra, de R$ 3,8 milhões, deve começar no próximo dia 18.

“Peço que a população tenha um pouquinho de paciência, porque a coisa a gente não resolve de um momento para o outro. A coisa é complicada”, disse a prefeita Suely Alves Ferreira Lemos.
Em nota, Furnas disse que fez uma inspeção nas balsas que fazem a travessia entre Delfinópolis e Cássia e que precisou tirar de operação a embarcação São João Batista do Glória para alguns reparos. Segundo o comunicado, por isso, apenas uma das balsas está funcionando. A previsão é de que em 20 dias o sistema volte a operar normalmente.

Espera por balsa causa prejuízos aos moradores de Delfinópolis
Espera por balsa causa prejuízos aos moradores de Delfinópolis

 

Via G1

© 2024 TV Onda Sul - Todos os direitos reservados.