TV Onda Sul
Categoria
05/12/2017

Balsa de Delfinópolis sofre nova interdição

As cidades de Cássia e Delfinópolis passam novamente por situação grave com uma das balsas que faz a travessia do trecho do Rio Grande entre os municípios. Segundo nota, a balsa São João Batista do Glória foi interditada pela Capitania dos Portos da Marinha do Brasil para que fossem feitas adequações.

A interdição ocorreu no último sábado, 2, quando uma equipe da Marinha do Brasil realizou uma visita para vistoriar as condições das embarcações que atendem a região de Delfinópolis. Após constatar a necessidade de realização de reparos na balsa São João Batista do Glória. O prazo inicial para retorno da operação foi estimado em 30 dias.

De acordo com moradores de Delfinópolis, a situação tem se agravado a cada nova paralisação das balsas. Segundo a moradora Fabiana Lopes, o descaso de Furnas, responsável pela manutenção das embarcações, tem causado esses problemas frequentemente. “Furnas vem aqui em Delfinópolis e fala que reformou a balsa, mas do meu ponto de vista uma balsa reformada deveria durar em média um ano, sem dar defeito. Mas eles consertam e três semanas depois a Marinha interdita a balsa, como aconteceu agora com a balsa São João Batista do Glória, interditada por falta de manutenção adequada”, reclamou Fabiana.

De acordo com informações do município, apenas a embarcação Rio Grande está em funcionamento. Ainda conforme Fabiana, a operação somente desta balsa não é suficiente para atender a demanda das duas cidades, trazendo sérias consequências para a população que depende da travessia.

“Como é possível perceber pela fila imensa que se formou no embarque, utilizar somente a balsa Rio Grande não atende a demanda atual. Conheço algumas pessoas que precisam fazer tratamento em algum município vizinho, e que ficam impossibilitadas de chegar a seus destinos. Além disso, nosso comércio não tem condições de receber mercadorias, pois caminhões e carretas não conseguem fazer a travessia do rio. A linha de ônibus que atende o município também é prejudicada, passando alguns dias e outros não, além de em parte desses dias o ônibus chega só até o porto e os passageiros precisam pegar carona para terminar de atravessar”, disse.

Segundo nota emitida pela Prefeitura de Delfinópolis em sua página oficial no Facebook, das três balsas disponíveis para atender a região, além da embarcação São João Batista do Glória, que agora se encontra em manutenção, a balsa Delfinópolis 1 (Balsinha) passa por reformas mecânicas, o que impossibilita sua utilização.
 
Solução

Com os problemas causados pelas excessivas paralisações das balsas, a discussão se volta para a ponte entre Delfinópolis e Cássia, que tem sido esperada há alguns anos e até o momento Furnas não se posicionou sobre a possibilidade de sua construção. O pároco da cidade, padre Maia, disse que a situação agora ultrapassou os limites da normalidade e que não existe outra solução além da construção da ponte.

“A situação é de muita gravidade, pois temos grande dificuldade de acesso ao município vizinho, o que já é um problema bem antigo. Chegamos em um limite que ultrapassou a normalidade para o não funcionamento das embarcações. Temos filas grandes e demoradas, o que causa atrasos para quem precisa atravessar pela balsa. O próprio acesso aos ancoradouros não está adequado, sem somente um caminho de terra, que precisa constantemente ser mantido com máquinas escavadeiras para possibilitar um estado razoável de conservação. A única saída, a meu ver, seria a construção da ponte entre as cidades, mas isso não pode ser feito da noite para o dia, é claro”, declarou o padre.

Ele ainda diz que uma solução para o gerenciamento das balsas seria a concessão do direito para empresas privadas, buscando uma melhora nos serviços. “Penso que, se não tem como manter o poder público responsável pela manutenção, como hoje é o caso, sendo Furnas a responsável pelas embarcações, isso deveria ser transferido para a iniciativa privada, para que seja possível oferecer um serviço de qualidade para os moradores de cidades que dependem da travessia do Rio Grande”, concluiu Maia.

Balsa de Delfinópolis sofre nova interdição.
Balsa de Delfinópolis sofre nova interdição.

 

Via Folhadamanha

© 2024 TV Onda Sul - Todos os direitos reservados.