TV Onda Sul
Categoria
01/12/2017

População se une para melhorar Carmo

Com o provérbio chinês que diz “Quer sua cidade limpa? Comece por limpar a porta da sua casa” em mente, a dentista Lenise Helena Marinho Galazzi iniciou o projeto “A Cidade é Nossa”, com a intenção de trazer melhorias para a cidade de Carmo do Rio Claro. Com doações anônimas e voluntários que buscam fazer o bem para o município, sem esperar reconhecimento, o grupo programa uma atividade de limpeza para o próximo domingo, 3.

Segundo Lenise, que prefere se identificar como uma porta-voz do projeto, a intenção não é fazer oposição a nenhum partido político ou alimentar o ego de algumas pessoas. “Como primeira diretriz do projeto está que a participação de todos os voluntários é somente como cidadãos, independente se a pessoa ocupa algum cargo público, seja comerciante ou qualquer outra posição na comunidade.

O que eu tinha em mente quando comecei a idealizar o projeto era fazer o bem para a cidade, sem ter nenhuma segunda intenção por trás disso. Por isso mesmo, quando alguém entra para o projeto, já deixamos claro que ali é um lugar apartidário”, explicou.

Seguidora da corrente filosófica do Pró-Vida, que busca o melhoramento do potencial humano através de atitudes diárias, a dentista disse que algo que a motivou para dar início no projeto foi a vontade de mudar a mentalidade da população de Carmo do Rio Claro, que parecia desmotivada.

“No Carmo existe uma lenda de que um antigo padre teria rogado uma praga na cidade e que por isso as coisas não dariam certo aqui. Eu sempre vi as pessoas utilizando muito essa lenda como uma justificativa para quando alguma ação não gerava frutos e isso me incomodava muito, então me vi pensando em alguma maneira de mostrar que para fazer dar certo, era preciso deixar de apenas falar e colocar a mão na massa. Foi assim que eu comecei a pensar no projeto “A Cidade é Nossa”, e quando comecei a chamar as pessoas para participar me surpreendi com a boa recepção e vontade de fazer alguma coisa”, contou a dentista.

Atualmente, o projeto já conta com aproximadamente 100 cidadãos ativamente participando, buscando doações, ajudando nas ações que são lançadas, e efetivamente tentando melhorar a comunidade em que vivem.

Para o domingo, 3, Lenise comentou sobre a realização de uma limpeza dos canteiros da cidade. “Programamos para reunir os voluntários e demais interessados em ajudar à partir de sete horas da manhã, em frente ao Sindicato Rural da cidade, pois é um ponto bem central e de fácil acesso. A partir dali, vamos nos dividir e definir grupos para trabalhar nos canteiros da cidade, que vamos limpar e pintar. Já recebemos doações de tintas e outras materiais, além de alguns pedreiros e pintores da cidade terem se disponibilizado para ajudar com uma mentoria para que o trabalho seja bem executado”, disse Lenise.

No Facebook, a porta-voz do projeto começou a fazer apelos em sua página pessoal. Com a postagem de fotos seguidas de legendas com dizeres como “Você já cuidou da sua porta hoje? Que tal acreditarmos em nossa cidade e mudar o foco. Pararmos de justificar na “Praga do Padre”. Vamos cumprir o que nos é Dever. Vamos limpar nossas calçadas. Tirar as ervas daninhas , tirar o lixo” e “Acreditar + Ação. Este é o segredo! Não espere no outro. Não sabemos a razão dele. Cidade limpa = pessoas saudáveis e esperançosas”, Lenise tem buscado atrair a atenção da população e chamado todos para agir em prol da cidade.

Através do projeto, a Praça do Rosário na cidade já foi recuperada e hoje tem uma aparência melhor que a que tinha anteriormente. Antes, o espaço estava sem receber cuidados com as ervas daninhas, que dominavam partes do calçamento e dos canteiros.

População se une para melhorar Carmo.
População se une para melhorar Carmo.

 

Via Folhadamanha

© 2024 TV Onda Sul - Todos os direitos reservados.