TV Onda Sul
Categoria
20/11/2017

Balsa volta a funcionar em Guapé, MG

Interditada pela Marinha do Brasil no dia 4 de novembro, a Balsa São Francisco I, que atende a cidade de Guapé, voltou a funcionar na última sexta-feira, 17, após 14 dias parada. Alunos de Araúna, distrito da cidade, corriam o risco de ter seu ano letivo cancelado devido ao problema. A Balsa Harmonia continua sem previsão de retorno a atividade.

A balsa que liga Guapé ao município de Araúna e outras cidades da região ficou interditada pela Marinha ao ser constatado que a embarcação tinha excedido o prazo de vistoria dos equipamentos. A primeira previsão era de que voltasse a funcionar no dia 7, porém, segundo uma nota enviada por Furnas, responsável pela manutenção da balsa, um imprevisto com a equipe de vistoria havia impedido o retorno, que foi adiado para o dia dez. Entretanto, a estatal novamente não cumpriu o prazo e a São Francisco I só retornou as suas atividades na última sexta-feira, 17.

O atraso na entrega e liberação da embarcação causou muitos transtornos à população das cidades vizinhas que necessitam utilizar a balsa para ter acesso a Guapé. Estudantes de Araúna, que só podem chegar à outra cidade fazendo a travessia do rio já enfrentavam a possibilidade de ter seu ano letivo cancelado devido ao tempo que estavam sem ter aulas. Produtores também sofriam com a falta da embarcação, alguns até mesmo precisando enfrentar um caminho mais longo para poder escoar seus produtos e não terem um prejuízo ainda maior.

Em nota, a Prefeitura de Guapé, através da Secretaria de Transportes, anunciou na sexta-feira, 17, o retorno da balsa São Francisco I. “Hoje estivemos em um evento com a direção de Furnas, Confederação Nacional dos Municípios, Alago e vários prefeitos da região, e após um apelo do prefeito Nelson Lara, conseguimos mobilizar as entidades ali presentes e agora à tarde a balsa São Francisco I, que faz a travessia entre Guapé e o distrito de Araúna, está liberada pela Marinha, retornando à sua operação no período da tarde”, diz a nota.

Entretanto, a confusão com a balsa São Francisco I não é a única situação que causa desconforto para a população da cidade. A balsa Harmonia, outra embarcação, que liga Guapé à comunidade de Barreirinho, está desde o dia 16 de junho deste ano interditada para realização de reparos. Segundo o secretário de transportes, Antônio Simoned de Souza, até o momento a restauração feita na embarcação não representa 10% de todo o necessário a ser feito.

“Até agora Furnas só cortou as chapas para fazer reparação no casco da embarcação, isso é quase nada no total do trabalho que ainda precisa ser feito. Estamos sem a Harmonia há mais de 90 dias e isso tem apresentado sérios problemas para nossa população. Caso tivéssemos pelo menos essa embarcação disponível, a interdição da São Francisco I poderia ter representado um problema bem menor para os municípios da região que dependem da travessia do rio”, disse.
 
Urgente

Ainda de acordo com o secretário, os reparos já tinham sido solicitados pela prefeitura em fevereiro deste ano, quando foi protocolado no Ministério Público de Passos, um documento em que o prefeito alegava que as embarcações necessitavam de reparos urgentes. O ofício foi recebido na promotoria no dia nove de fevereiro. A Harmonia só foi afastada para os reparos quase quatro meses depois.

“Em levantamento realizado pela atual administração municipal, conforme relação anexa, constatou-se a existência de defeitos que necessitam de reparos urgentes visando o bom funcionamento, conservação e navegação segura das balsas”, relata a administração da cidade no ofício.

O prazo inicial para realização dos reparos na balsa Harmonia, fornecido por Furnas, era de 70 dias. No entanto, os trabalhos na embarcação já extrapolavam 90 dias e a estatal responsável pelas balsas ainda não havia apresentado uma nova data de previsão da entrega.

Balsa de Guapé volta a funcionar.
Balsa de Guapé volta a funcionar.

 

Via Folhadamanha

© 2024 TV Onda Sul - Todos os direitos reservados.