TV Onda Sul
Categoria
09/11/2017

Ameg realiza Assembleia no Carmo

A Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande - AMEG, realiza nesta sexta-feira, 10, sua 161ª Assembleia Geral Ordinária no município de Carmo do Rio Claro,MG. A AGO acontece a partir das 10h no plenário Francisco Soares da Silva, na Câmara Municipal. Pela importância do evento são esperados prefeitos, vice-prefeitos, procuradores, controladores, secretários de educação, vereadores, entre outros interessados.


Em pauta “A Relação do Ministério Público com as Prefeituras”, tendo como facilitador o promotor de justiça da comarca de Carmo do Rio Claro, Cristiano Cassiolato. Outro assunto a ser apresentado na assembleia será “Os desafios do transporte escolar rural: Sistema Transcolar Rural”. Neste caso o palestrante será o professor Nilson Tadeu Ramos Nunes, coordenador Geral do Sistema Transcolar Rural.


O Sistema Transcolar Rural, que otimiza rotas e custos de viagens diárias de estudantes da zona rural, foi desenvolvido por professores e alunos de graduação e pós-graduação sob a coordenação do Departamento de Transportes e Geotecnia (ETG) da Escola de Engenharia e participação de unidades da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Já testado em alguns municípios mineiros e em praticamente todo o Estado do Espírito Santo, o sistema permitiu uma economia de até 50% dos gastos com este tipo de transporte de estudantes.


A aplicação do sistema começou pelos municípios mineiros, mas o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) interrompeu repasses, e o governo do Espírito Santo financiou a conclusão do projeto. O Transcolar Rural funciona hoje em 76 dos 78 municípios capixabas. Em Minas, as cidades de Bom Despacho, Pará de Minas e Esmeraldas garantiram adesão, e há estudos adiantados para outros 147 municípios.


De acordo com os coordenadores, se o projeto voltar a receber recursos federais, o sistema será cedido sem custos aos municípios. Se não, é cobrada taxa de implantação para auxiliar o município a organizar e tratar a informação necessária para o sistema. Em ambos os casos, o sistema é gratuito.

Via Folhadamanha

© 2024 TV Onda Sul - Todos os direitos reservados.