TV Onda Sul
Categoria
30/10/2017

Em São Sebastião do Paraíso famílias de lavradores são abandonadas em fazenda

Atraídos pela oportunidade de emprego e renda, famílias de trabalhadores rurais do interior paulista chegaram a uma fazenda em São Sebastião do Paraíso para a colheita de tomates. Contudo, três meses depois, o grupo de lavradores foi abandonado e a esperança de uma vida melhor se transformou em decepção e desespero.
 
Há quase seis meses, trabalhadores rurais das cidades de Nova Campina e Ribeirão Branco, no interior de São Paulo, foram contratados para trabalhar na colheita de tomates em uma fazenda na Comunidade do Morro Vermelho, em Paraíso. Com a promessa de bons salários, comissão por quantidade colhida e local para morar, cerca de 15 famílias se mudaram para o sudoeste mineiro.
 
Contudo, de acordo com os lavradores, antes do final do terceiro mês de trabalho, o responsável pela contratação do grupo os abandonou, deixando de pagar seus salários e comissões. “Ele nos deve três meses de salários atrasados e a comissão pelas cinco mil caixas de tomates que colhemos”, contou Cláudio Moura.
 
O dinheiro dos empregados foi acabando, até chegar ao ponto em que não havia mais recursos para comprar o básico. “Só não estamos passando fome porque alguns vizinhos nos doam feijão, açúcar, leite e outros alimentos. Temos crianças aqui e a situação não está nada fácil”, completou o trabalhador.
 
Sem receberem o que lhes é de direito, os trabalhadores deixaram de ir à lavoura e, por isso, os tomates de cerca de 120 mil pés estão caindo e se perdendo. E, para agravar a situação, as famílias receberam um ultimado do dono das terras arrendadas: precisam deixar o local até novembro.
 
Vivendo em barracos de madeira, sem saneamento básico, as famílias só pensam em voltar para casa. Porém, lhes falta condições até para o regresso à terra natal. “Ele (o contratante) nos prometeu um caminhão para levar nossas coisas embora, mas, não apareceu. Nós só queremos voltar, porque não temos mais condições de ficar aqui”, lamentou a lavradora Maria Aparecida Martins.
 
A reportagem tentou entrar em contato com o empresário que contratou os lavradores para a colheita de tomates na fazenda na comunidade do Morro Vermelho, todavia, até o momento, ele não atendeu às ligações. Um advogado de São Sebastião do Paraíso cuida do caso dos trabalhadores rurais.

Em São Sebastião do Paraíso famílias de lavradores são abandonadas em fazenda
Em São Sebastião do Paraíso famílias de lavradores são abandonadas em fazenda

Via FolhadaManhã

© 2024 TV Onda Sul - Todos os direitos reservados.