TV Onda Sul
Categoria
24/10/2017

Prefeitos do Sul de Minas querem romper contratos com a Copasa

Prefeitos de várias cidades ameaçam acionar a Justiça e romper o contrato com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). Eles demonstraram descontentamento com os serviços prestados pela empresa, nesta segunda-feira, 23, em audiência pública da Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

De acordo com o prefeito de São Sebastião do Paraíso, Walker Américo Oliveira, a situação do município não é diferente. Ele contou que atualmente há tratamento de apenas 50% do esgoto, mas o serviço é cobrado há alguns anos. “Pior é que a empresa ainda deixa despesas porque corta várias ruas para realizar o serviço e não arruma da melhor forma”, disse. O prefeito de Carmo do Rio Claro, Tião Naraa, e vários vereadores da cidade compareceram à audiência.

O prefeito de Bom Despacho, Fernando José Castro Cabral, contou que a conclusão da obra para o tratamento de esgoto na cidade está atrasada há sete anos. “Vinte e cinco por cento do esgoto do município é lançado no rio. Estamos causando um problema ambiental sério na cidade vizinha de Martinho Campos, que precisa tratá-lo a um custo alto”, relatou.

Também relatou problema semelhante o prefeito de Extrema, João Batista Silva. Ele contou que, em todos os feriados deste ano, a população ficou sem água. “Já tomei minha decisão. Temos que partir para o enfrentamento, com o apoio da Justiça e da população”, comentou.

Segundo o prefeito de Arcos, Denilson Francisco Teixeira, se os compromissos não forem cumpridos, ele também vai recorrer à Justiça e romper o contrato.

O ex-prefeito de Pará de Minas e ex-deputado estadual Antônio Júlio conseguiu romper o contrato com a estatal quando administrava o município. Ele salientou que todos os problemas relatados nesta segunda, 23, são antigos e que falta compromisso da empresa com as cidades. “Os prefeitos precisam ter coragem”, falou.

O presidente da Câmara Municipal de Curvelo, Geraldo Moreira da Costa Filho (PDT), reforçou esses pronunciamentos. Ele relatou que foi instalada uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a atuação da Copasa no município.

Prefeitos do Sul de Minas querem romper contratos com a Copasa
Prefeitos do Sul de Minas querem romper contratos com a Copasa

 

Via Folhadamanha

© 2024 TV Onda Sul - Todos os direitos reservados.