TV Onda Sul
Categoria
09/10/2017

Passos está no ranking de saneamento básico

O município de Passos é o único município da região a figurar no ranking nacional que avalia o saneamento básico em cidades com mais de 100 mil habitantes no país, em 160º lugar, deixando para trás cidades como Poços de Caldas em 177ª colocação e Divinópolis em 196º. O resultado foi divulgado na última terça-feira, 3 pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), que avaliou 231 municípios em todo o país. Passos recebeu pontuação 343,67.
 
A primeira colocada no ranking nacional é Piracicaba (SP) entre 14 cidades que conseguiram pontuação acima de 489, índice que classifica as cidades como “rumo à universalização” do saneamento básico. O ranking avalia abastecimento de água, coleta de esgoto, tratamento de esgoto, coleta de lixo e destinação de resíduos, além de números de internações por falta de saneamento. Na região de Piracicaba, Limeira também ficou entre as 14 com maiores pontuações, conseguindo o nono lugar.
 
Do total de 231 municípios no Brasil, em Minas Gerais, Uberlândia está entre as 25 melhores, com pontuação 476,19. A capital Belo Horizonte figura em 51ª colocada. Lavras, no sul de Minas ficou em 86º lugar. Juiz de Fora 109ª colocada e Varginha em 154º lugar.
 
Na análise da Abes, as cidades melhores colocadas devem ao fato de conseguir a pontuação máxima nos itens tratamento de esgoto, coleta de lixo e destinação adequada dos resíduos sólidos. Em abastecimento de água e coleta de esgoto, Passos conseguiu 94,78 e 94,18 respectivamente, em uma escala de 100.
 
Outras 41 cidades do país conseguiram pontuação entre 450 e 489, que se classificam como “compromisso com a universalização”, e 176 abaixo de 450 pontos, que estão como “primeiros passos para a universalização”.
 
Ranking Abes
O Ranking Abes da Universalização de Saneamento é o novo instrumento de avaliação do setor no país. Por meio dos indicadores (abastecimento de água, coleta de esgoto, tratamento de esgoto, coleta de lixo e destinação de resíduos), o ranking avalia as condições de saneamento em relação à universalização nas cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes.
 
Para fazer uma relação entre saneamento e saúde, os dados são correlacionados às DRSAI (Doenças Relacionadas ao Saneamento Ambiental Inadequado) de cada município.
 
Saae:
O diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Pedro Teixeira, atribui à eficiência do serviço a conquista desta colocação no ranking da Abes. “Nós temos um índice de eficiência elevado e isso se deve ao fato de termos um quadro enxuto de servidores, entre contratados e efetivos, com 102 profissionais, muito bem capacitados”, disse.

Conforme Teixeira, neste quesito, se pegar a média nacional, que tem como orientação de 1 servidor para cada mil munícipes, Passos deveria ter 113 funcionários. “Embora ainda não tenhamos o número ideal, os servidores são capacitados. Isso influencia. Os outros atributos que fizeram com que Passos tivesse boa colocação nacional é pelo índice de perdas. A média nacional é de 60% de perda de água e a nossa está em 30%, com metas para cair”, disse.

Com relação ao saneamento, Teixeira explica que Passos tem 100% de água hidrometrada na zona urbana e 99,1% de tratamento de esgoto. “Temos a Estação de Tratamento de Esgoto (ETA) que capta em torno de 80% do esgoto da cidade e consegue tratar 60% deste esgoto que chega à estação”, afirmou o diretor.

Passos está no ranking de saneamento básico
Passos está no ranking de saneamento básico

Via FolhasdaManhã

© 2024 TV Onda Sul - Todos os direitos reservados.