TV Onda Sul
Categoria
28/09/2017

Investigação comprova falta de tratamento de esgoto no Carmo

Nesta quarta-feira, 27, às 7h da manhã, os vereadores Juliano Alves da Silva, Pão de Queijo, e Sandro Deoclécio de Oliveira, Sandro Pescador, acionaram a Polícia Ambiental que se dirigiu até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) onde foi constatado que a bomba que suga o esgoto da cidade está queimada desde a última sexta-feira, 22. A informação foi fornecida pelos funcionários da empresa.

Diante da constatação, está sendo lavrado um boletim de ocorrência, pois a empresa vem lançando todo o esgoto sem nenhum tipo de tratamento no córrego da Barra, localizado ao fundo da ETE. A Polícia Ambiental também vai solicitar informações à Superintendência Regional de Meio Ambiente (Supram) a fim de saber se cabe uma nova autuação já que, em julho deste ano, a Copasa foi multada pelo mesmo crime ambiental – lançamento de esgoto in natura a céu aberto.

De acordo com informações levantadas pela Polícia Ambiental, a cidade deve permanecer sem serviço de tratamento até a próxima sexta-feira, 29, conforme relatado pelo gerente regional da companhia.

O vereador Juliano Pão de Queijo reforça que a Copasa é hoje a maior poluidora do município, e o que é pior, a população está pagando alto para a Copasa poluir os córregos da cidade. Já o edil Sandro Pescador reclamou do posicionamento da empresa que não se preocupou em comunicar a população, que paga pelo serviço, da ausência dele. Os vereadores esperam, no mínimo, que a cobrança volte aos 50% já que o tratamento não vem sendo feito conforme estabelecido em contrato.

Todos esses fatos estão sendo registrados e encaminhados à Polícia Ambiental, ao Ministério Público Estadual e à Comissão Especial de Inquérito da Câmara para investigação e adoção das medidas cabíveis, especialmente, para proteção do meio ambiente e dos consumidores.

A constatação deste desrespeito à população só foi possível graças às denúncias feitas pelos munícipes e ao trabalho de apuração desenvolvido pelos vereadores Juliano e Sandro, que vem ocorrendo desde a semana passada.

Investigação comprova falta de tratamento de esgoto no Carmo
Investigação comprova falta de tratamento de esgoto no Carmo

 

Via Folhadamanha

© 2024 TV Onda Sul - Todos os direitos reservados.