TV Onda Sul
Categoria
13/09/2017

Violência contra a mulher é debatida hoje em Passos

A violência contra a mulher continua sendo um dos temas mais discutidos em todo o país, e dessa vez será foco principal do seminário que acontecerá hoje, às 19h, no 12º Batalhão da Polícia Militar. Essa é a primeira edição do “Seminário de mulheres vítimas de violência”, organizado em parceria entre o curso de Serviço Social da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) e o Núcleos de Assistentes Sociais (NAS). O debate será aberto ao público e entre as questões propostas está a atuação da rede de proteção à mulher do município.

Segundo a professora e coordenadora do curso de Serviço Social, Jane Borges Lemos Mattar, que também é uma das idealizadoras do evento, a iniciativa surgiu também devido ao aniversário da Lei Maria da Penha, comemorado no último mês de agosto. “Esse é um tema que sempre será atual e muito procedente, porque a mulher vem sofrendo violência já há uma vida e, de um tempo pra cá, essa violência, de certa forma, começou a ser mostrada”, disse.

O objetivo, conforme revelou Jane, é obter um levantamento de como está funcionando a rede de atuação dentro do município de Passos, esclarecendo por meio de questionamentos e, logo em seguida, expondo a atual situação da Delegacia da Mulher. “Será que a Delegacia da Mulher possui esse vínculo com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), a Unidade de Pronto Atendimento (Upa) ou com alguém do Ambulatório Escola, se esse for o caso?”, questionou a coordenadora como exemplo.

E para compor a conhecida mesa redonda, presente nos mais diversos debates da cidade, foram convidados representantes de várias áreas municipais, como a delegada da Delegacia da Mulher, policiais militares, profissionais do Creas, do Ambulatório Escola e demais setores da saúde. Além desses convidados, todos os alunos do curso de Serviço Social e Direito também receberam convite para participar.

De acordo com Jane, durante o evento, cada componente da mesa redonda terá um tempo para falar sobre a temática, e logo depois, o debate será redirecionado ao público. “É interessante também que a população participante desse seminário, para que possam conhecer mesmo essa rede de atenção a mulher vítima da violência, por isso o evento também será aberto a população”, destacou.

Convicta do sucesso do evento, a coordenadora fez questão de ressaltar que esse será apenas o primeiro de muitos seminários que virão. “Contamos com a presença de todos, pois esse tema e o nosso curso são muito instigantes – o Serviço Social está muito nessa luta dos direitos. Afinal, precisamos nos preocupar e trabalhar muito nessa área”, finalizou.

Violência contra a mulher é debatida hoje em Passos
Violência contra a mulher é debatida hoje em Passos

 

Via Folhadamanha

© 2024 TV Onda Sul - Todos os direitos reservados.