TV Onda Sul
Categoria
25/08/2017

Cresce o número de cheques sem fundos em Passos

O número de cheques sem fundos registrados no comércio de Passos mais do que dobrou de junho para julho desse ano, passando de 8 para 17, um aumento de 112,5%. Porém, em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram anotados 25, houve uma queda de 32%. Se comparado a junho, foram 34  consultas de cheques a menos com um total de 1.342.

Se o número de novos cheques sem fundos aumentou no município, também foram retirados mais cheques de circulação. Em junho, apenas um havia sido cancelado, passando para 10 em julho, porém, no mesmo período do ano passado essa quantidade chegou a 12.

Os cheques vêm sendo uma forma de pagamento bastante utilizada na cidade e a quantidade de problemas relacionado a eles demonstra a dificuldade do passense em organizar as finanças e continuar a consumir.

Se os cheques sem fundos aumentaram de forma expressiva, a inadimplência em Passos seguiu o caminho inverso e caiu significativamente na cidade. O número de pessoas que tiveram seus nomes incluídos no Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) diminuiu 45,5% passando de 1.307 nomes em julho para 565 em julho.

Esse número é ainda melhor se levado em conta julho de 2016, quando foram registrados 1.736 nomes no SCPC, uma queda de 67,4%. Outro indicador que demonstra a queda da inadimplência em Passos é a quantidade de nomes retirados do órgão, que passou de 466 em junho, para 565 em julho, um aumento de 21,2%. No mesmo período do ano passado o total foi de 399.

O número de consultas ao SCPC, que demonstra a confiança dos comerciantes também sofreu queda se comparado com junho deste ano, quando foram feitas 6.963 pesquisas, contra 6.933 em julho. No mesmo período de 2016, foram 7.333 verificações

A queda no número de inadimplentes em Passos vai na contramão do que vem ocorrendo no país, onde 59,4 milhões de pessoas estão com as contas atrasadas. Segundo a pesquisa feito pelo SPC e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), a maior causa disso seria o desemprego, seguido pela falta de controle financeiro.

Cresce o número de cheques sem fundos em Passos
Cresce o número de cheques sem fundos em Passos

Vendas

Segundo a Acip, as vendas no comércio de Passos não foram boas, mas o mês de julho é um mês atípico, uma vez que as pessoas ainda estão terminando de pagar as contas do mês de maio e que a tendência é haver uma melhora no último trimestre do ano, tendo seu ápice no período de festas de fim de ano, quando o órgão espera ao menos manter os resultados do ano passado.

Segundo o órgão, a liberação dos saques das contas inativas do FGTS ajudou muita gente a colocar as contas em dias, porém pouquíssimas pessoas utilizaram o dinheiro para consumir e movimentar a economia.

A primeira parcela do 13º salário dos aposentados que começa a ser paga hoje em todo país também deve ajudar a pagar contas e movimentar o comércio na cidade.

Via Folhadamanha

© 2024 TV Onda Sul - Todos os direitos reservados.