TV Onda Sul
Categoria
19/07/2017

Furtos e roubos crescem mais de 20% e preocupam moradores de Guaxupé, MG

Moradores e comerciantes estão preocupados com os furtos e roubos em Guaxupé (MG). O número de ocorrências vem crescendo na cidade, que já tem em médias três ocorrências por dia, segundo a Secretaria Estadual de Defesa Social (Seds).

Entre janeiro e maio de 2017, foram registrados 536 casos de furtos e roubos na cidade, quantidade 21,54% maior do que no ano passado, quando foram 441 casos no mesmo período.
A Associação Comercial de Guaxupé tem feito várias ações pra evitar esse tipo de crime, mas mesmo assim as ocorrências continuam aumentando.

"Alarme monitorado. Nós temos a presença da polícia constantemente. O vídeo monitoramento também vem junto para fortalecer mais essa parte da gente estar monitorando e ver tudo que acontece com o nosso comércio, com a nossa prestação de serviço, com tudo aqui da cidade de Guaxupé", diz Aroldo Ferreira, presidente da associação.

O delegado Gabriel Belchior, da Polícia Civil, diz que a falta de um espaço para internação de menores infratores contribui para esse aumento, mas destaca também a crise financeira.

"Seria a própria crise financeira, onde o emprego diminui, o trabalho diminui, e os pais de família infelizmente não tem outra solução a não ser a prática de alguns crimes não violentos. Nesse caso, seria a maioria, furto", afirma.

Por outro lado, a Polícia Militar diz que o índice de crimes violentos - que inclui os considerados mais graves -, caiu na cidade. E para derrubar os números de furtos também, a prefeitura inaugurou um centro que, além de abrigar repartições públicas, vai servir como ponto de apoio da PM na cidade.

"A perspectiva é que a Guarda Municipal ocupe o imóvel, e a gente utilizando em conjunto, até para o registro de REDs (Registro de Eventos de Defesa Social), para alguns atendimentos à comunidade. Mas não como uma base fixa, e sim como um trabalho integrado entre a prefeitura, através do setor de fiscalização, da Guarda Municipal, que está em vias de instalação, bem como da Secretaria Municipal de Assistência Social", diz o comandante Afrânio Tadeu Garcia, da Polícia Militar.

Furtos e roubos crescem mais de 20% e preocupam moradores de Guaxupé, MG (Foto: Reprodução EPTV)
Furtos e roubos crescem mais de 20% e preocupam moradores de Guaxupé, MG (Foto: Reprodução EPTV)

 

Via G1/Suldeminas

© 2024 TV Onda Sul - Todos os direitos reservados.