TV Onda Sul
Categoria
14/07/2017

Suspensão de emissão de passaportes afeta até mil pessoas por mês no Sul de Minas

A suspensão da emissão de passaportes realizada pela Polícia Federal tem afetado até mil pessoas pos mês no Sul de Minas - média de pedidos realizados em Varginha (MG), única cidade da região a emitir o documento.

Apesar do agendamento online e do atendimento nos postos terem sido mantidos, a entrega dos novos passaportes não tem uma data e ainda depende da normalização da situação orçamentária da Polícia Federal, como explica o delegado Alexsander Castro de Oliveira.

"A Polícia Federal está com uma restrição de orçamento esse ano e, devido a essa restrição, a polícia não tem mais verba para repassar para a casa da moeda, que é órgão responsável pela emissão de passaportes", diz.

Por causa da suspensão, no dia 27 de junho, a Polícia Federal está emitindo apenas o passaporte de emergência, que fica pronto em 24 horas, mas tem validade de apenas um ano. Para isso, é preciso pagar R$ 77 além da taxa normal, que é de R$ 257,25.

Além disso, também é necessário comprovar que a viagem é mesmo uma emergência, seja por um problema de saúde, por exemplo, ou em alguns casos específicos, por necessidade de trabalho. Mesmo assim, nos casos de emergência é preciso procurar a unidade da Polícia Federal de Belo Horizonte (MG).

"Tão logo a Câmara dos Deputados a gente espera que libere essa verba complementar para a polícia, tendo o dinheiro no caixa, vai ser regularizada a emissão de passaportes", conclui o delegado.

Suspensão de emissão de passaportes afeta até mil pessoas por mês no Sul de Minas (Foto: Reprodução EPTV)
Suspensão de emissão de passaportes afeta até mil pessoas por mês no Sul de Minas (Foto: Reprodução EPTV)

Via G1/Suldeminas

© 2024 TV Onda Sul - Todos os direitos reservados.