TV Onda Sul
Categoria
06/07/2017

Projeto de lei pretende proibir uso de celulares em salas de aula em Pouso Alegre, MG

Um projeto de lei aprovado em 1ª votação na Câmara dos Vereadores de Pouso Alegre (MG) pretende proibir o uso de celulares e outros aparelhos nas salas de aula das escolas municipais.

O projeto foi proposto depois que um aluno tentou atacar um professor com uma faca e acabou ferindo a diretora da escola, depois que teve o aparelho pego dentro da sala de aula.

Pela lei, as escolas deverão colocar até placas avisando da proibição. Segundo a Secretaria de Educação do município, são muitas as situações reclamadas pelos professores.

"Na hora das práticas de explicação da matéria, de desenvolvimento dos exercícios, com uso de fotos, vídeos, de repente essa postagem dessas fotos ou vídeos sem a devida autorização da pessoa que está sendo filmada ou fotografada, são comprometimentos que podem arrecatar situações posteriores de constrangimento para as próprias famílias, já que o aluno que geralmente pratica esse tipo de situação é menor de idade", disse a diretora pedagógica, Simone Borges.

Em maio, um aluno levou uma faca na escola para acertar contas com um professor, que tomou o telefone dele. A diretora cortou a mão ao separar a briga. O estudante de 16 anos chegou a ser apreendido pela polícia. A lei ainda prevê no caso do aluno ser menor de idade, que os pais sejam comunicados pela direção.

"A lei pela lei não resolve. Nós precisamos ter um trabalho de conscientização, sensibilização das famílias, para que haja realmente um efetivo trabalho e exercício dessa utilização da tecnologia de uma maneira correta, de uma maneira realmente significativa", completou a diretora.

O projeto de lei ainda vai para a 2ª votação na Câmara e posteriormente para a sanção do prefeito Rafael Simões.
 

Via G1/Suldeminas

© 2024 TV Onda Sul - Todos os direitos reservados.